Brasília Outros 50 anos, estamos nessa!!!

Brasília Outros 50 anos, estamos nessa!!!
O que isso realmente representa!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Carta aberta enviada ao Fórum de Cultura do DF

Amigos e amigas do Fórum de Cultura do DF, quero lhes reportar que estamos trabalhando a todo vapor no Projeto Brasília outros 50 anos, que se torna cada vez mais real e palpável pela grandeza da riqueza e da diversidade de nossa Cultura feita em casa, por nós, os ouros da casa, os artistas do mundo, que optaram por aqui viver, pela qualidade de vida, pela proximidade com um céu inexplicável e pela pureza de um ar que se mostra cada vez mais poluído com as governanças que se mal-sucedem na (ir)responsabilidade de governar o único Patrimônio Cultural da Humanidade do Século XX. Não queremos rivalizar em fausto nem em pompa com o dinheiro sujo que circulará nas festividades oficiais, estamos óbviamente na captação de recursos limpos, suprapartidários para viabilizar um mínimo de beleza e estrutura e remuneração que merecemos e precisamos, e mais ainda, de coração aberto e limpo nos daremos as mãos para nos vermos e nos abraçarmos celebrando mesmo o fato de que nossa amada jovem cinquentona chega aos 50 anos com um vigor cultural e um acelerador de beleza cada vez mais evidentes na excelencia dos nossos artistas de todas as linguagens, que explodem em talento e capacidade cada vez que exercem seu ofício. Essa é a proposta, cheguem junto, vamos brindar com o amor que nossa cidade merece e deixar que essa triste história de quem queria apenas usar nossa cidade para seu exercício insano e irresponsável de poder sujo e glória abjeta seja jogado no Lixo da História de nossa cidade! Viva a Cultura de Brasília, Viva o Povo de Brasília, Viva o Povo Brasileiro, Viva a Cultura Brasileira! Vamos que vamos! Visitem e se tornem seguidores do blog www.brasiliaoutros50.blogspot.com para obter as notícias mais quentes de nossa epopéia! Vamos que vamos!
Abs muita Arte,
Renio Quinta

4 comentários:

  1. PALMAS PARA O REI ROBERTO CARLOS
    Todos sabem da grande dificuldade que nós Brasilienses estamos passando. O problema se tornou uma preocupação nacional, que está sendo mostrada todos os dias. A falta de vergonha dos atuais governantes de Brasília, que insistem em manter a situação, como se tudo estivesse bem normal, é chocante. O Problema é estrutural para saúde, educação e cultura.
    Falamos em Cultura, somente uma definição - Cultura vem de cultivo, coisa da terra, plantação . Por exemplo, para cultura de frutas é preciso limpar, preparar a terra, adubar para receber a semente ou muda, depois regar, ter cuidado com pragas, para daí nascer, brotar um bom fruto. Assim funciona a Cultura, Arte - a mente de um povo, a cabeça é como a terra a ser preparada para receber a boa semente e daí vir os bons pensamentos e inteligência, bom gosto e cidadania.
    Com tudo isto quero chegar ao Rei Roberto Carlos, para quem tiro o chapéu, porque teve o bom senso e a coragem de recusar a participação no aniversário de 50 Brasília organizado pelo GDF. Não quer seu trabalho ligado ao gratuito e feio, tudo normal. Este tipo de atitude faz com que todos pensem e reflitam. Brasilienses acordem, pois agora é o momento, estamos em mudança, só não vê quem ainda acha que - os caras roubam, mas fazem.
    Esta Cultura tem que ser extinta. A gente colhe o que se planta.

    www.paraosfasdeceliaporto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo - A gente colhe o que planta - assim é bem melhor.
    Beijos
    Célia Porto

    ResponderExcluir
  3. Rênio, Tânia, Célia e todos que apóiam esta bela iniciativa!

    Fico muito feliz com a decisão destes Outros 50 anos. Acho que já estava na hora de termos nossa cultura festejada e realmente fazendo a festa nos 50 anos de Brasília. Sou escritora e jornalista e acabo de lançar um livro chamado Brasília em figurinhas em que falo e mostro em fotos do arquivo público, minhas e de meu marido ( também músico) meu amor por esta cidade nascida nas pranchetas e moldada na terra vermelha do cerrado! É um álbum de figurinhas em que todos os cromos já vem encartados. Além deste trabalho com um caráter mais histórico, lanço agora em março pela Editora Melhoramentos uma fábula em versos também sobre Brasília, JK, o lobo-guará. Faço parte do grupo Casa de Autores, formado por 20 escritores radicados em Brasília e coloco-me à disposição para colaborar com o movimento de vocês. Tenho ainda um blog sobre literatura e arte voltadas para a infância
    http://contoscantoseencantos.blogspot.com e poderia ajudar na divulgação das propostas do "Outros 50 anos".
    Parabéns pela iniciativa e contem comigo!

    ResponderExcluir
  4. Caro Maestro!
    Fico verdadeiramente afortunado, quando vejo gente da cultura visando exclusivamente o que lhe é carecido - a cultura. Temos infelizmente, exemplos de pessoas incapazes, sendo agraciadas a cargos, como a própria secretaria de cultura, por interesses e conveniências claras. O envolvimento de determinadas pessoa da secretaria é uma mostra do absurdo que vivemos, especialmente na cultura, o alicerce para qualquer progresso.
    Tenho acompanhado teus projetos e sua mobilização em pró da arte, especialmente a música. E não me esquivo em agradecer o que tem feito pela arte no DF.
    Lamentável sermos mira de chacota pelo restante do país, por habitarmos na mesma cidade desses canalhas e aproveitadores políticos. Isso é uma afronta a todos os cidadãos honrados, dignos e, que verdadeiramente engrandecem nossa Brasília.
    Brasília, uma cidade que por si só é uma obra de arte, Niemeyer, Lúcio costa, Atos Bulcão e tantos outros grandes artistas que idealizaram e construíram e permanecem erguendo essa “egípcia” cidade, principalmente na cultura, como é o teu caso, e de tantos brasilienses admiráveis, nunca poderiam ser alvos de galhofa.
    Pessoas como você, fazem que eu sinta orgulho de morar nessa maravilhosa cidade. Fiquei deveras contente com a atitude da senhora Tânia Quaresma, um exemplo de honra e integridade. A tua luta de promover a festa, com captação de recursos claros e impolutos, é a meu ver, um verdadeiro “cala boca” em muita gente - principalmente no eixo.
    É por essas e outras que sim, devemos comemorar os cinquenta anos da nossa linda e querida cidade. Independente do GDF. É com orgulho que o copio e repito:
    -Vamos que vamos!
    Abraços musicais,
    Marcelo Lafetá

    ResponderExcluir