Brasília Outros 50 anos, estamos nessa!!!

Brasília Outros 50 anos, estamos nessa!!!
O que isso realmente representa!

domingo, 4 de abril de 2010

BRASÍLIA PRAZER DE PINTURA


Reunião dos artistas pintores de Brasília celebrará os 50 anos da cidade fora do circuito oficial e dentro do evento Brasília Outros 50 anos.



"Nossa intenção é construir como sempre, e através da arte, uma forma solidária de amar a cidade e seus habitantes que tiveram a coragem de aqui vir morar quando só havia a densa poeira da terra vermelha e as construções ainda muito toscas". Bené Fonteles

Brasília é ao mesmo tempo, tela e personagem, e inspira a artistas plásticos das mais variados escolas e estilos. E eles também participarão do Brasília Outros 50 anos, evento que será realizado de 20 a 23 de abril, no Complexo Cultural da Funarte, com acesso gratuito e censura livre. Para tanto será realizada uma reunião dos artistas pintores de Brasília para celebrar os 50 anos da cidade fora do circuito oficial: a mostra Brasília Prazer de Pintura, na Galeria Fayga Ostrower da Funarte / MinC, aberta dia 20 de abril, às 20h.


O curador da mostra Brasília Prazer de Pintura, Bené Fonteles, explica que " pelo seu espaço amplo de cerrado e sob um céu quase mar, em meio as suas águas ainda cristalinas, a cidade modernista posta a toda prova nesta bela solitude do planalto central, Brasília foi, e é, fonte e suporte de inspiração pictórica para os artistas que aqui chegaram entre o quase nada dos anos 50 e 60: Athos Bulcão, Rubem Valentim, Glênio Bianchetti, Douglas Marques de Sá, Lêda Watson, Babinski e muitos outros pioneiros/candangos", revela.


Artistas da mostra


Uma lista respeitável de artistas da cidade farão parte da mostra: Elder Rocha, Ralp Gehre, Luiz Gallina, Helena Lopes, Elyezer Szturm, Galeno, Arlindo de Castro, José Ivacy, Glênio Lima, Wagner Hermuche, Gersion de Castro, Rômulo Andrade, Gladistone Menezes, Fernando Madeira, Nelson Maravalhas, Glênio Bianchetti, André Santangelo, Evandro Sales, Girafa, Sônia Paiva, Nina Coimbra, Raquel Nava, Marta Mencarine, Renato Rios, Josafa Neves, Clarissa Gonçalves, Andrey Hermuche, Fabio Baroli, Camila Soato e Moisés Crizelaro.
De acordo com Fonteles, " a mostra construída com rigor e simplicidade tem o intento de apenas reunir os artistas vivos e atuantes que por exercício pleno de cidadania, aderem ao evento como forma de recusar os últimos acontecimentos, iguais aos que há décadas, envergonham os brasilienses de verdade. Digo sempre que aqui é um ótimo lugar para morrer como artista. E por dois motivos: Somos descriminados por adotar uma cidade centrada e composta por gente do poder, quando nós, artistas e intelectuais somos gente de poder, e temos mostrado há décadas, uma outra alternativa mais solidária e criativa de dialogar com a cultura do país e, a mídia nacional que aqui reside, tem os olhos voltados apenas para o povo do poder e nunca para nossa vasta, diversa e magnífica produção cultural. Mas nossa intenção é construir como sempre, e através da arte, uma forma solidária de amar a cidade e seus habitantes que tiveram a coragem de aqui vir morar quando só havia a densa poeira da terra vermelha e as construções ainda muito toscas", recorda.

O curador da mostra afirma que Brasília tem algo a mais. " Criaram todos, um sonho de Nação com os olhos voltados para um outro Brasil e para um novo mundo. Não é na verdade muito pouco! Parafraseando Tom Jobim, um dos primeiros que aqui veio e criou música para a cidade nascente: Brasília não é para principiantes", finaliza.
Foto de Ítalo Rios

4 comentários:

  1. visitem homenagens a Brasília:

    http://popfabi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acho que um twitter sobre essa comemoração seria uma forma mt interessante de divulgar...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela programa de artes plásticas. Gostaria de destacar o execelente trabalho do artista Josafá Neves. Quem não conhece vale a pena. Veja o blog do artista http://josafaneves.blogspot.com

    ResponderExcluir