Brasília Outros 50 anos, estamos nessa!!!

Brasília Outros 50 anos, estamos nessa!!!
O que isso realmente representa!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Entrevista com Fred Maia (Minc): Parceria que visa também uma continuidade, a partir dos grupos mapeados


O assessor especial do ministro do Ministro Cultura, Fred Maia, fala da satisfação do Ministério em participar do processo do Brasília Outros 50 anos



“Os artistas no Brasil já conseguem perceber que não se faz cultura sem
política. A cultura tem que estar na linha da política, na cabeça de todo
artista tem que ter essa concepção”


Qual a importância cultural do Brasília Outros 50 anos?


Fred Maia - O evento quer reproduzir a idéia da diversidade de Brasília, de capital receptiva e que já nasceu patrimônio histórico. Brasília é uma cidade que abraça todas as diversidades da cultura brasileira. O Brasília Outros 50 anos irá reproduzir essa identidade. Este evento é muito importante principalmente porque é uma iniciativa dos artistas da cidade.


Como nasceu o projeto? Qual a contrapartida cultural exigida pelo Ministério?

Fred Maia - Os artistas do Fórum de Cultura da cidade propuseram ao Ministério da Cultura (Minc) apoio ao projeto. E, o que nós pedimos na hora de selar a parceria é que, os territórios e as linguagens fossem contemplados. Brasília tem o Plano Piloto e as 30 outras regiões administrativas, com pouco acesso a cultura. As cidades são povoadas por pessoas que chegam com suas raízes culturais, mas não conseguem exercer a prática dessa cultura. Além disso, eles sofrem com a dificuldade de acesso aos equipamentos culturais que a cidade oferece. Essa realidade gera um problema de mapear esses territórios e as manifestações das lideranças culturais.


Na atual conjuntura política do DF, fala-se em intervenção no governo. O Brasília Outros 50 anos pode ser visto como uma intervenção cultural para salvar a comemoração do aniversário da cidade?


Fred Maia - Não vejo como uma intervenção cultural, mas sim, como uma ocupação de um espaço vazio, que foi gerado por esse problema político. Os artistas resolveram aproveitar essa situação para homenagear a cidade. Ocuparam esse espaço também, porque hoje, os artistas no Brasil já conseguem perceber que não se faz cultura sem política. A cultura tem que estar na linha da política, na cabeça de todo artista tem que ter essa concepção. Hoje, o artista pensa pela prática inaugurada pela gestão do Minc, durante o governo Lula, onde temos a cultura como um direito de todo cidadão.


Qual a principal finalidade do evento para a cultura local?


Fred Maia - Acredito que esse evento vai ser um exemplo de ativismo cultural e de cidadania. Uma tarefa que os artistas resolveram encarar, que irá comprovar na prática, que Brasília tem atividade e inteligência cultural.


De que maneira o Minc está inserido nesse projeto?


Fred Maia - Para o Minc, é uma ótima oportunidade construir esse processo e fazer essa troca. É uma oportunidade de mostrar o que a gente faz e conhecer o que é feito na cidade. É uma parceria que visa também uma continuidade, a partir dos grupos mapeados. Então para o Minc, evidentemente, é muito bom participar do evento em homenagem a cidade.

2 comentários:

  1. Aeh Galera!!!
    A Banda Di Boresti sente-se orgulhosa de participar deste evento original e com verdadeiras raízes da Cena Cultural da Cidade!!!
    Valeu!!!
    Di Boresti.
    "Até o Topo do Everest"

    ResponderExcluir