Brasília Outros 50 anos, estamos nessa!!!

Brasília Outros 50 anos, estamos nessa!!!
O que isso realmente representa!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

"A cultura tem poder transformador"

Em entrevista, por telefone, à assessoria de imprensa do Brasília Outros 50 anos, o ator e presidente da Funarte, Sérgio Mamberti, fala sobre o aniversário de Brasília e sobre a força da Cultura

"Então na verdade eu acho que a comemoração do Brasília Outros 50 vai ser a comemoração do povo, dos habitantes de Brasília, eu tenho certeza."

Falar de cultura e arte com o

ator nascido em Santos e admirador de Brasília,

Sérgio Mamberti, é tarefa paradoxal: fácil pois ele fala do alto da experiência de quem já atuou em cerca de

38 filmes, 26 novelas e dos quase 80 espetáculos teatrais e difícil pois tem-se que editar o texto, pois a conversa fluiu por um bom tempo. Como cortar a fala de quem

tem se dedicado a vida pública no Ministério da Cultura do governo Lula, tendo passado pel

os cargos de diretor da Secretaria de Artes Cênicas, diretor da Secretaria de Música, secretário da Identidade e Diversidade Cultural e, desde 2009, preside a

Fundação Nacional de Artes (Funarte). Mamberti nos fala da cidade em que mora nos últimos oito anos, do papel da arte e cultura na história da cidade e do Brasília Outros 50.

Quais suas impressões sobre o aniversário de 50 anos de Brasília?

Sérgio Mamberti - Bom, eu sou um observador e testemunha histórica da criação de Brasília. Brasília quando começou a ser construída eu estava completando 20 anos de idade, isso quando começou a idéia, no final dos anos 50. A gente embalou-se com esse sonho de ter uma capital no centro dos país. Era muito difícil acreditar que aquilo estava acontecendo.

Brasília teve para a minha geração uma simbologia muito especial. A Universidade de Brasília foi marcante no sentido de uma atuação no sentido em que a educação e a cultura estivessem juntas. Eu acho que mais tarde, a repressão que a universidade sofreu por parte dos militares foi proporcional a presença da universidade de certa maneira que mostrou que o Brasil não tava só no litoral, que éramos bem maiores e bem mais diversos.

Então, são 50 anos dessa cidade e a gente vê a importância que ela atingia no cenário político, social e cultural de Brasília. Os artistas de Brasília sempre marcaram a sua presença. Eu acho que tem alguma coisa, como dizer, que marca Brasília, como fator que mais ressalta é a presença cultural de Brasília, desde música, de teatro, desde militância e essa persistência, também. Porque Brasília, do ponto de vista da sua administração, foi muitas vezes mal conduzida, não do ponto de vista do governo federal, to falando do Governo do Distrito Federal.

Eu que estou em Brasília há oito anos, mas sempre fui um frequentador de Brasília, através do teatro, do Festival de Cinema de Brasília, atrás das relações que eu estabeleci, durante esses últimos oito anos que estive morando em Brasília, passei a conviver com a cidade, com os artistas e passei a também me considerar um cidadão Brasiliense.

Então, isso que aconteceu recentemente em relação ao governo de Brasília, justamente no momento eu que Brasília está completando 50 anos foi muito triste. Eu acho que os artistas de Brasília, eles estariam fazendo essa festa dos outros 50 de qualquer maneira. Numa situação difícil, igual a essa que a gente tem vivido, o importante nesse momento é justamente esse lado positivo, vamos dizer luminoso.

Mas também é tempo de colocar uma série de questões aí: colocar ali uma questão sobre o futuro de Brasília. Pensar no momento eleitoral, até porque Brasília vai renovar agora. Tudo bem que é um momento em que as pessoas precisem se conscientizar que a cidade precisa de uma administração que seja compatível ao significado de Brasília.

Como avalia o movimento cultural de criação do Brasília Outros 50?

Sérgio Mamberti - Acho essa festa maravilhosa. Ela mostra de tudo um pouco,

Renato Russo, Cássia Eller, no teatro, nas artes visuais, enfim, é tão amplo esse universo de Brasília....Eu fiquei muito feliz quando nós da Funarte, por meio ministério da Cultura fomos procurados pelos artistas para ajudar na festa

, através do ministro Juca Ferreira, já tinha expressado isso claramente, de poder ajudar a concretizar esse sonho. É maravilhoso podermos

também participar com os artistas desse momento, desse homenagem. Uma festa que é, ao mesmo tempo, uma declaração de amor, um marco por acreditar que Brasília não vai ter mais que passar por esses momentos tão difíceis.

Então na verdade eu acho que a comemoração do Brasília Outros 50 vai ser a comemoração do povo, dos habitantes de Brasília, eu tenho certeza.

Mas acima de tudo é um marco político da cultura da cidade que se mobilizou, se articulou, não aceitou o que aí estava. A arte tem esse papel transformador. De dar a voz, de emprestar suas ferramentas e dialogar com o mundo, com as adversidades.

Nós do ministério temos muito dessa sensibilidade, pois afinal, é um ministério composto por artistas, por gente que entende as demandas que fala a mesma língua, senta na mesa e compõe junto.

Vivemos um momento especial. Estamos em festa. Reconhecemos a importância do evento e da mensagem simbólica que ele traz. Essa é a verdadeira festa do povo de Brasília. Ele vai se reconhecer lá. Pena que estarei participando de atividade no exterior, mas faço questão de mandar minha mensagem para a abertura.

Foto: Edson Ferreira

2 comentários:

  1. Para mim a Arte, Cultura é a salvação da humanidade. Se não tiver vontade de transformação, se for só para entreterimento acho que não há mudança. Braília ouros 50 também represetna liberdade de expressão.

    ResponderExcluir
  2. E a arte que conta a Historia,sempre falo para os meus alunos e este é um momento de reflexões e mudanças para que a nossa historia não se transforme em mais uma pizza.Parabens Funart e MINC.Parabens Brasilia!

    ResponderExcluir